Curso de Perspective

Tradicional e Digital com João Bosco

Curso destinado a pessoas que queiram aprimorar suas técnicas para ilustração e queiram começar a aplicar a perspectiva na construção de cenários e ambientes, além de melhorar a noção espacial de suas criações. Dentre as aplicações para ilustrações e desenhos, podemos destacar o quanto é útil pra elaboração de cenários, pra máquinas e construções, e até para melhorar a apresentação de personagens em trabalhos de criação de personagens, quadrinhos, storyboards, composição de imagens, dinâmica de cenas de ação, entre outros. O curso de perspectiva tem a duração de 14 aulas semanais. Ele trata dos conhecimentos técnicos desde os princípios mais básicos, passando por perspectiva de 1, 2 e 3 pontos de fuga, luz, reflexos, aplicação em figuras e em cenários, além de muitas dicas para dinamizar os trabalhos. O curso tem práticas em mídia tradicional e digital.

 

Informações

  • Conteúdo Programático

    Aula 01: introdução – conceito de perspectiva, termos usados, tipos de perspectiva (isometricas, 1pf, 2pf, 3pf, curva); prática de desenhos de observação.

    Aula 02: perspectiva isométrica – 30°, cavaleira (45°), 60°.

    Aula 03: perspectiva de 1 ponto de fuga – conceitos básicos.

    Aula 04: perspectiva de 1 ponto de fuga – dicas e aplicações (figuras repetidas, linhas diagonais, planos diagonais).

    Aula 05: perspectiva de 2 pontos de fuga – conceitos e dicas (construção de malha de perspectiva sem uso direto dos pontos de fuga, diferenças de uso de 1 e 2 p.f.).

    Aula 06: perspectiva de 3 pontos de fuga – conceito e dicas (uso adequado dessa técnica)

    Aula 07: aplicações gerais – superfícies curvas, diagonais, pontos de fuga extras.

    Aula 08: perspectiva na luz (luz a favor e contra o observador, luz artificial), reflexos.

    Aula 09: perspectiva aplicada a personagens (personagem em perspectiva e vários personagens em um ambiente).

    Aula 10: máquinas (construção de equipamentos e veículos em perspectiva).

    Aula 11: perspectiva curva – introdução e aplicação.

    Aula 12: cenários – casa, cidade.

    Aula 13: cenários – ambiente de sci fi, ambientes naturais.

    Aula 14: aplicação – perspectiva em cenas de ação, storytelling.

  • Público-Alvo

    Ilustradores profissionais e amadores, artistas, estudantes de áreas gráficas (artes, design, arquitetura)

  • Pré-requisitos

    Maior de 16 anos e noções básicas de informática.