Artista 3D para Publicidade e Design

Aprenda a modelar, animar e criar efeitos para peças publicitárias, protótipos e mockups.

O curso Artista 3D é direcionado ao mercado publicitário, e ensina as técnica de 3D aplicadas para design gráfico, motion e publicidade. Hoje com a necessidade de apresentações visualmente ricas e com alta definição, cada vez mais é padrão o uso de peças em terceira dimensão, seja em ambientes, produtos, revistas, filmes e filmes publicitários. O curso irá abranger o básico para o aluno poder startar suas próprias peças e produções usando o software Cinema 4D, padrão em mercados locais, regionais e internacionais, devido a sua facilidade de uso e compatilibilidade com outros softwares como After, Photoshop e Illustrator. O curso é ministrado por Thiago Costa, que já trabalha usando 3D em produções há vários anos, a exemplo de campanhas nacionais como para Discovery Channel, TIM, e outras grandes marcas.

 

O que você vai aprender?

  • Grade de ensino

    Módulo 1 – Introdução à Tecnologia de Modelagem 3D

    1.1. A revolução tecnológica da modelação digital 3D e suas implicações na produção artística 1.2. O desenvolvimento da tecnologia e principais referências cronológicas
    1.3. As diferentes aplicações da tecnologia de modelação digital 3D
    1.4. O processo de produção digital

    1.5. Representação do espaço tridimensional

    1.6. Definição de pontos, linhas e superfícies

    1.7. Transformações geométricas

    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 2 – Introdução ao Software de Modelagem e Animação 3D / C4D R19

    2.1. Funcionamento geral do software
    2.2. Criação, transformação e modificação de objectos 2.3. Utilidades básicas

    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 3 – Conceitos Básicos de Modelagem 3D

    3.1. Princípios básicos
    3.2. Técnicas básicas
    3.3. Aplicações no âmbito da arquitectura e do design
    34. Princípios de modelação para ambientes interactivos on-line e off-line

    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 4 – Conceitos Básicos de Animação

    4.1. Tipos e princípios de animação tradicional

    4.2. A sua aplicação em ambiente digital 3D

    4.3. Técnicas básicas de animação digital 3D

    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 5 – Materiais, Iluminação e Finalização

    5.1. Conceitos de “Material” e “Mapa” 5.2. Introdução à iluminação
    5.3. Importação e exportação de ficheiros 5.4. Conceito de Render (renderização)

    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 6 – Projeto Final ( envolve todo conteúdo ensinado durante os 05 primeiros módulos.)

    Módulo 7 – Conceitos avançados de Modelagem 3D

    1.1. Interface
    1.2. Introdução à modelação orgânica
    1.3. Criação e modelagem de logomarca, cenários, mascotes e elementos variados Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 8 – Materiais, Texturas e Iluminação 2.1. Criação e edição de materiais avançados

    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 9 – Conceitos Avançados de Animação 3D 2.1. Técnicas avançadas de animação
    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 10 – Finalização e rendering (renderização)

    Exercício de Fixação / sala / casa.

    Módulo 11 – Projeto Final ( envolve todo conteúdo ensinado durante os 10 primeiros módulos.)

    Exercício de Fixação / sala / casa.

  • Resultado da formação

    No final da sua formação, o aluno deve ser capaz de:

    1. Conhecer a tecnologia que serve de base à manipulação digital 3D, assim como, a sua evolução tecnológica, as necessidades de hardware e software, as condicionantes técnicas e temporais e respectivas aplicações.
    2. Criar e modelar objetos, personagens e/ou cenários utilizando as diferentes ferramentas e técnicas de modelação em ambiente digital 3D.
    3. Manipular as propriedades da câmara, os diferentes enquadramentos e aspectos relacionados com a composição, encenação e sua animação.
    4. Utilizar as capacidades de iluminação de objectos e ambientes, reconhecendo os diferentes tipos de iluminação, sua aplicação e função de hierarquização.
    5. Aplicar técnicas de animação a objectos, cenários, personagens, câmaras, iluminação e materiais, recorrendo aos princípios fundamentais da animação tradicional e digital.
    6. Editar e aplicar materiais e texturas a objectos, cenários modelados, criando um aspectofoto-realista ou conceptual.
    7. Dominar os processos de renderização do software e do hardware, sabendo adaptá los aooutput final.
    8. Dominar os processos de importação e exportação de ficheiros, que permitem a interligaçãoentre diferentes aplicações de software e tecnologias.
    9. Utilizar a metodologia de projecto necessária à produção de conteúdos digitais em ambiente 3D,num contexto global de constante evolução tecnológica.
    10. Promover e realizar projetos que mobilizem criatividade, cultura visual e sensibilidade estética.
  • Online

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